elixir phoenix desenvolvimento linguagem funcional

Elixir e Phoenix

Lu Azevedo | 11/03/2021

Gostamos de utilizar tecnologias que são produtivas, eficientes, escaláveis e confiáveis. É por isso que o Elixir e seu framework web mais conhecido, o Phoenix, são uma boa opção de desenvolvimento.

O Elixir é uma linguagem de programação criada pelo brasileiro José Valim há 10 anos. A ideia era criar uma linguagem de propósito geral, escalável, robusta e extensível. Que veio principalmente para resolver o problema de desenvolvimento aplicações multithread .

Ela é utilizada tanto em empresas que buscam a produtividade e escalabilidade como Discord, Heroku, PepsiCo e Pinterest quanto em projetos pessoais e de menor escala que buscam a produtividade e uma experiência de desenvolvimento prazerosa.

Para o desenvolvimento web, temos o framework Phoenix que foi o primeiro a oferencer o modelo MVC além de ser uma plataforma para a construção de aplicativos em tempo real.

No final de 2019 foi lançada a biblioteca Phoenix LiveView que possibilita a criação de aplicações em tempo real, com HTML renderizado pelo servidor (server side), o que levará o ecossistema a criar ferramentas mais visuais.

Esta é portanto uma linguagem relativamente nova, que utiliza os melhores conceitos das linguagem que já conhecemos, que tem foco na facilidade de uso e por isso possui vasta documentação e uma comunidade bastante ativa e produtiva. Hoje, principalmente no Brasil, não é muito fácil encontrar desenvolvedores especialistas em Elixir, mas o seu uso vem crescendo rapidamente e por isso é uma ótima opção de desenvolvimento para um novo projeto.